As nossas gentes, têm e sentem um especial carinho e devoção ao Divino Espírito Santo, sobretudo as gentes dos Açores, onde este culto divino é mais vivido, com particular destaque para as mordomias levadas a efeito na Vila de Rabo de Peixe, Ilha de São Miguel. Estas são totalmente diferentes de todas as outras naquela ilha; afinal, todas têm os seus valores, seus usos e costumes, mas o Divino Espírito Santo permanece um só. Como testemunho desta realidade, a "Bandeira da Caridade" da Vila de Rabo de Peixe, veio até Toronto, mais propriamente ao seio da grande comunidade rabopeixense radicada nesta cidade e nos arredores.
|
O Mordomo Paulo Cabral e Família |
Foi com muita honra, alegria e emoção, que cerca de novecentas pessoas oriundas desta vila, assim como muitos amigos desta comunidade, celebraram em grande festa a visita da Bandeira da Caridade a Toronto. A ideia surgiu em Rabo de Peixe, em 2009, por ocasião de uma viagem de Paulo da Silva Cabral à sua terra natal. Se bem foi pensado, melhor ainda foi aceite. A tarefa foi entregue a este grande devoto do Divino Espírito Santo que, ao regressar a Toronto, reuniu um grupo de amigos, formando uma comissão com o intuito de organizar uma festa de angariação de fundos destinados à reconstrução da sede adquirida pela "Irmandade da Bandeira da Caridade", na Vila de Rabo de Peixe.
|
Mordomos e convidados |
Estas festividades tiveram lugar no passado Sábado, dia 13 de Março de 2010, no salão de festas do Sindicato Local 183. Nesta visita a Toronto, não só trouxeram a actual Bandeira, como também a Bandeira original datada de 1875, ambas acompanhadas pelo actual Presidente do Executivo da "Bandeira da Caridade", Domingos Gouveia, e pelo Presidente da Irmandade, António Pedro Costa, este último Deputado do Parlamento Regional dos Açores. Pelas cinco de tarde, as pessoas começaram a chegar ao local da festa. Mesmo com a chuva imensa que caía, não ficaram em casa; a vontade era tanta de ver de perto e poder tocar o Símbolo Divino. Por volta das 18.30, iniciou-se o pequeno cortejo, com o Divino saindo no seu trono aos ombros dos responsáveis e dos mordomos principais da festa, Paulo Cabral, seu filho Randy Cabral, e as suas esposas. Estes fizeram-se acompanhar por familiares, amigos, crianças e convidados, assim como pelos os restantes mordomos da festa, alguns dos quais radicados neste lado do Atlântico, e que, nos anos que já lá vão, foram mordomos destas festas da Caridade na Vila de Rabo de Peixe.
|
Henrik Cipriano |
O Sr. Padre Libório Tavares, fez de seguida a cerimónia da bênção às Bandeiras, à massa sovada, ao vinho, e aos restantes alimentos que ali iriam ser consumidos. Abençoou as muitas bandeirinhas trazidas pela comitiva, para que, num gesto simbólico, fossem oferecidas aos membros da comissão organizadora e aos muitos mordomos (patrocinadores) que apoiaram e participaram nestas festas. O cortejo foi abrilhantado ao longo de todo o percurso pela Banda de Música "Lira Nossa Senhora de Fátima" de Toronto.
|
O Bailinho Amigos de Rabo de Peixe |
Não faltou a tradicional massa sovada sobre as mesas. O jantar foi preparado e servido pelos próprios mordomos da festa, Paul e Randy Cabral. Toda a mestria da noite ficou a cargo da Nellie Pedro; os artistas musicais foram Henrik Cipriano e sua banda "Tulipa Negra", Mina Cabral, e ainda Gabriel Costa vindo directamente da Vila de Rabo de Peixe para esta noite de festa. As artistas Lucy e Bela não puderam estar presentes por motivos de saúde. O som e as luzes do "Bailinho dos Amigos de Rabo de Peixe" ficaram a cargo do "5 Star Productions". Foram projectadas imagens em ecrã gigante pelo profissional David Carvalho. Os centros das mesas foram obra de Bernadette Sousa da Serendipity & Co.
|
O Trono do Divino |
Na terça-feira, teve lugar a cerimónia de apresentação do cheque na sala de conferências da Casa dos Açores do Ontário. $ 53.289.00 foi o valor angariado na festa, que foi entregue aos responsáveis António Pedro Costa e Domingos Gouveia, na presença da Comunicação Social e dos seguintes membros da comissão:
Paulo Cabral, Durval Terceira, Jaime Machado, José Francisco Porto, José Rebelo, José Carlos Ledo, Artur Macedo, Tobias Medeiros, Paulo Rebelo, Durval Ferreira, Tony Farias, Joe Farias, Walter Ventura, Carlins Medeiros e Ed Dias. Paulo Cabral agradece a todos a atenção que lhe deram, e agradece também terem confiado e aceite a sua palavra para honrar o cargo e a tarefa que lhe foram entregues.
|
A Mesa de Honra |
Pessoalmente, da nossa parte, agradecemos a este bom amigo por nos ter envolvido neste projecto, e pela confiança depositada em nós, sendo de louvar a sua força de vontade e coragem, pois sem ele nada teria sido possível, sendo ele o leme e o grande impulsionador deste evento, que transformou assim um sonho em realidade.
|
António Pedro Costa e Nellie Pedro, a apresentadora da noite |
Voltar para Eventos Sociais
|